Em Moscou, 1953, o todo-poderoso ditador Josef Stalin desaba, fulminado por um derrame. O pânico se instala no seio do Comitê Central, um bando de burocratas pusilânimes e ambiciosos que, até então, respiravam sob a sombra opressora do líder. A morte do tirano não é, para eles, um luto sincero, mas o prenúncio de uma dança macabra pelo poder.
A comédia de humor negro “A Morte de Stalin”, dirigida com maestria por Armando Iannucci, radiografa essa disputa com precisão cirúrgica, expondo a fragilidade e a mesquinhez dos homens que moldaram o regime soviético. Beria, o temido chefe da polícia secreta, Malenkov, o sucessor inepto e indeciso, e Khrushchev, o astuto e pragmático, são apenas alguns dos personagens caricaturais que se digladiam em meio ao caos e à incerteza.
Iannucci, conhecido por seu olhar satírico e mordaz, não poupa ninguém. A burocracia kafkiana, a paranoia generalizada e a violência arbitrária são retratadas com um humor ácido que, paradoxalmente, ressalta a tragédia da situação. A trilha sonora dissonante e o ritmo frenético da narrativa acentuam a sensação de absurdo e desorientação.
A obra evoca, mesmo que indiretamente, o conceito de banalidade do mal, cunhado por Hannah Arendt. Os algozes de Stalin não são monstros de sangue frio, mas homens comuns, obcecados por poder e prestígio, que se tornam cúmplices de um sistema opressor por conveniência ou medo. A morte do líder não representa o fim da tirania, mas apenas uma mudança de mãos, uma substituição de figuras no tabuleiro do poder. O legado de violência e opressão permanece, perpetuado por aqueles que se beneficiam dele.
“A Morte de Stalin” não é apenas uma comédia hilária e provocadora, mas um retrato contundente de uma época sombria da história. Um filme que nos faz rir para não chorar, para não esquecer os horrores do passado e para questionar as estruturas de poder que moldam o presente. Uma sátira que, ao debochar do autoritarismo, nos alerta sobre os perigos da submissão e da indiferença.




Deixe um comentário