Numa Buenos Aires abafada e suarenta, o tempo parece ter parado para Goyo, um ex-campeão de natação que se arrasta pela vida como um autômato. Sua existência é uma rotina monótona e silenciosa, costurada pelas bordas úmidas da piscina que ele agora apenas limpa. Algo o prende, uma sombra aquática de um passado que ele se recusa a nomear, um evento devastador que o roubou da glória e o condenou a uma espécie de limbo líquido.
Então, Ana chega. Jovem, talentosa, ela desliza pela água com uma fluidez que espelha a própria juventude que Goyo perdeu. Sua presença irrompe na estagnação dele, uma corrente inesperada. Ele a observa, primeiro com a distância de um estranho, depois com uma curiosidade quase dolorosa. Há algo nela que ressoa com sua própria dor, uma intimidade silenciosa que se forma nas raias, nos olhares furtivos, no som cadenciado da respiração submersa.
A água, para Goyo, é tanto prisão quanto refúgio, um espelho traiçoeiro onde se refletem fantasmas. Para Ana, é liberdade, um palco para sua força bruta e sua delicadeza. Mas o encontro deles não é por acaso. O passado de Goyo é um abismo que Ana parece inexplicavelmente destinada a explorar, não com a crueldade de um detetive, mas com a sensibilidade de quem também compreende o peso de segredos afogados.
À medida que a câmera se imerge com eles nas profundezas azuis, “Água” convida a uma experiência sensorial e visceral. É um mergulho lento e angustiante na culpa, na memória e na possibilidade de redenção, onde cada braçada, cada mergulho e cada superfície rompida pela respiração se tornam um passo em direção a um confronto inevitável. Será que a água, que um dia selou o destino de Goyo, poderá agora lavá-lo, ou o arrastará ainda mais para o fundo?
“Agua” está disponível no MUBI.









Deixe um comentário