Imagine um mundo onde a arte não é um diálogo, mas um monólogo armado. Quentin Dupieux, cineasta francês conhecido por suas fábulas surrealistas, constrói em Yannick uma narrativa que começa como uma piada seca e termina como um espelho rachado refletindo nossa relação doente com a cultura. Não se engane pela aparente simplicidade: este filme de 67 minutos é uma armadilha filosófica disfarçada de comédia de mau gosto.
A trama é um quebra-cabeça minimalista. Num teatro quase vazio de Paris, três atores medíocres encenam Le Cocu (O Corno), uma farsa burocrática sobre adultério platônico e problemas intestinais. A plateia, composta por meia dúzia de espectadores entediados, suporta a encenação com a resignação de quem cumpre um ritual social. Até que Yannick (Raphaël Quenard), um vigia noturno de subúrbio, interrompe o espetáculo com um protesto desajeitado: “Não estou me divertindo!”. Seu crime? Ousar exigir que a arte cumpra sua promessa de entretenimento. O que se segue não é uma revolução, mas uma coreografia de humilhações mútuas, onde uma arma, um laptop e a fragilidade do ego viram instrumentos de uma peça dentro da peça dentro do filme.
Dupieux não está interessado em respostas – ele cultiva perguntas como quem planta minas terrestres. Cada cena escancara contradições: Yannick, o anti-herói proletário, torna-se tão autoritário quanto os atores que critica; o público, inicialmente horrorizado, aplaude seu algoz no final; a arte ruim persiste mesmo quando reescrita sob a mira de uma pistola. O filme funciona como um experimento brechtiano contaminado por lógica kafkiana. Ao forçar os personagens (e o espectador) a encenarem papéis contraditórios – refém e carrasco, crítico e artista, entusiasta e cúmplice –, Dupieux expõe a violência passiva inerente ao contrato cultural.
O teatro aqui é mais que um cenário: é uma arena onde se encenam guerras de classe, crises de legitimidade artística e a patologia do desejo por reconhecimento. Os atores (Pio Marmaï, Blanche Gardin e Sébastien Chassagne), inicialmente caricatos, revelam-se vítimas de um sistema tão falido quanto seu texto. Sua arrogância é a máscara de quem sabe estar substituível; sua submissão a Yannick, o reflexo de uma indústria que troca princípios por sobrevivência. Já o protagonista, com sua raiva desengonçada, personifica a frustração de uma geração que consome cultura como serviço por assinatura – e exige reembolso quando o produto não entrega.
A genialidade do filme está no que ele se recusa a fazer. Não há catharsis, nem redenção, nem mesmo uma crítica fácil ao “esnobismo artístico”. Dupieux mantém a câmera estática, como um espectador condenado a testemunhar o colapso lento de todas as certezas. O humor nasce do desconforto: rimos da impotência dos atores, da ingenuidade de Yannick, da nossa própria cumplicidade ao torcer por um final que nunca chega. Quando o desfecho surge, seco e anticlimático, ele não resolve – apenas suspende a crise, deixando a pergunta pairando como fumaça de cigarro após um incêndio: quem, exatamente, está pagando por este espetáculo?
Yannick é um filme sobre o vazio que habita tanto a arte pretensiosa quanto a revolta mal formulada. Dupieux, com sua precisão de relojoeiro louco, mostra que o abismo entre palco e plateia não é físico, mas existencial. E nos lembra, com um sorriso torto, que todos – cineastas, críticos, espectadores – estamos improvisando neste mesmo teatro sem saída de emergência.
“Yannick”, Quentin Dupieux
Disponível no MUBI




Deixe um comentário